Você está ouvindo: Radio WEB Chamamé MS

Lilian Romero

Lilian Romero

Lilian Romero nasceu na cidade de Assunção em 15 de junho de 1977. Iniciou seus estudos na Escola Nacional das Meninas e os concluiu em 1995. Desde jovem, despertou para a música, e com apenas 12 anos de idade começou a estudar violão com o Prof. Gabino Espinola, além de cursos vocal com a professora Wilma Ferreira, posteriormente com Lala Evreinoff Clotilde Balmelli. Estudos que perduraram ao longo dos anos 94, 95, 96 e 97. Lilian também estudou na APA - Escola de "Autores Paraguayos Asociados”. Lá, aprendeu a tocar arpa, com o grande harpista paraguaio Cesar Cataldo. Também na APA, sob o comando do Professor Núñez Felipe Orrego Cuco, aprendeu a tocar teclado e com a Professora Ana Maria Casamayouret, uma das maiores autoridades em música e canto no Paraguai,  estudou música e canto.

Prêmios

Em 1994 - venceu o "Festival Takuare'é"

Em 1995 - venceu o "Festival de Lago em Ypacarai"

Em 1995 e 1996 representou o Paraguai (Festival Takuare'e) em Córdoba na Argentina no Festival Nacional de Malambo. Sua participação no festival fez com que a Rádio Nacional do Paraguay, lhe concedesse uma menção especial em 1997.

 

Viagens

Brasil, Argentina e Uruguai. Em julho de 2010 veio a Campo Grande/Mato Grosso do Sul-Brasil, juntamente com o maestro Catalino Arguelho, Noemi Oviedo e Ezequiél Oviedo, a convite do radialista Orivaldo Mengual produtor e apresentador do Programa “A Hora Do Chamamé” para se apresentar na “5ª Noite da Polca, da Guarânia e do Chamamé”, evento que já é tradicional em Campo Grande. Lilian na oportunidade se apresentou com Benitez, ícone de nossa música regional, interpretando um clássico da música paraguaia - “La Burrerita Que Se Fue”.

 

"A mensageira guarani" se apresentou na Colônia Paraguaia de Campo Grande, nos dias 02 e 03 de abril/2011, juntamente com o Grupo “Los Nobles", composto pelo bandoneonista Don Juan Ramón Gonzalez, Júlio Barrios (violão e voz), Carlos Mora (baixo e voz).

 

 Mini Ópera (Zarzuela )

 Em 1998, a convite da Companhia de Comédia Musical Oscar Carballo e Rafael Rojas participou como atriz e cantora protagonista de La Zarzuela Paraguaya “La Rosa del Yerbal”.

Lilian Romero é professora de música, canto e guarani  em Assunção. Atualmente está se preparando para gravar um novo CD, que será o sétimo de sua carreira.

 

Discografia

1996: CD - "Guarani meu amor" - Blue Caps Sea

1997: CD - "Galope" - Blue Seal Caps

1999: CD - "Messenger Guarani" - Selo Elio2001: CD - "Bem Vindo – Lilian Romero"

2002: CD - "La Carreta Campesina" - Carimbado Tajy.

2004: CD  - "Che Resa Mbohory’a" - Carimbado Lilian Romero

 

Fonte: Lilian Romero

Colaboração Ferminiano Ozuna

Galeria de Imagens

Galeria de Vídeos

Comentários