Você está ouvindo: Radio WEB Chamamé MS

Roaldo Alexandre

Roaldo Alexandre

Roaldo Alexandre Pereira de Ávila, 12 anos, nasceu em Rio Brilhante - MS no dia 15/02/2005. É filho de Jovelina Crispim Pereira de Ávila e Roberto Barbosa de Ávila. Desde o seu nascimento mora em uma fazenda no município de Nova Alvorada do Sul – MS.

Nascido e criado em terras de Mato Grosso do Sul aprendeu desde cedo a apreciar o chamamé, um estilo musical tradicional da província de Corrientes, na Argentina. O estilo é considerado um dos símbolos da cultura Sul-mato-grossense e caiu no gosto de Roaldo Alexandre. Segundo sua mãe, quando era muito pequenino contrariava as irmãs que ouviam a música sertaneja “moderna” no aparelho de som do carro em viagens da família, exigindo que substituísse pelo chamamé. Vale ressaltar que os pais de Roaldinho, denominado por alguns fãs, são músicos e animam festas pela região com o Grupo Estilo Campeiro.

Aos 04 anos de idade após ganhar uma gaita de 8 baixos de seu pai aprendeu a tocar a canção universal “Parabéns pra você” em fá maior. Em seguida partiu para os clássicos chamamezeiros: El Mencho Cirilo e El Cangui do argentino Tránsito Cocomarola e El Domador do Sul-mato-grossense Gregório.

De 6 para 7 anos gravou seu primeiro CD, denominado “O princípio” com 10 músicas. Aos 8 anos gravou um DVD com as mesmas músicas e mais duas novas, onde teve a participação de sua mãe Jovelina, da dupla sertaneja Aldo Souza e Castelo e do ícone defensor do chamamé Tostão Mineiro.

Atualmente, aos 12 anos já fez várias participações nos municípios de Campo Grande, Rio Brilhante, Dourados, Itaporã, Água Clara, Sidrolândia, Camapuã e até nas cidades de Brotas-SP, Presidente Epitácio-SP e Capital de São Paulo. Sua maior lembrança foi quando subiu no palco ao lado do Grupo Chalana de Prata quando interpretou alguns clássicos ao lado de um dos maiores representantes do chamamé no Brasil, Dino Rocha durante o 16º Festival de Inverno de Bonito.

Roaldo também participou de programas regionais de televisão como o “Vida Sertaneja”,  “Rancho Caboclo”,  “Giro Popular”, “Boteco do Rancho”, “Programa do Chicão” e “Tatá Marques”,  ambos de retransmissoras de TV de Campo Grande e ainda “Espaço com Adão Florentino”, de Cuiabá-MT. Participou da programação da Rádio FM Educativa de Campo Grande com o radialista defensor do chamamé Orivaldo Mengual e Rádio Harmonia de Rio Brilhante. Em 2015 se  apresentou ao lado do cantor e compositor Rick Sollo e da dupla sertaneja Gilberto e Gilmar no programa “Terra da Padroeira” com o apresentador Kleber Oliveira da TV Aparecida. Recentemente fez demonstrações de suas habilidades musicais no Programa Arena Sertaneja da TV aberta do Estado de São Paulo. Sempre se apresenta no renomado Festival de Chamamé de Rio Brilhante em Mato Grosso do Sul.

Além de acordeonista, Roaldo Alexandre é compositor. Possui dezenas de composições de chamamés. Sua inspiração vem da natureza e de músicos consagrados como Dino Rocha, Tostão Mineiro, Zé Correia, Tránsito Cocomarola, Gerson Douglas ( Ex-Grupo Tradição) e Maciel Correia.

Nos dias atuais com uma sanfona de 120 baixos já anima bailes típicos de Mato Grosso do Sul caracterizado pelo fenômeno musical sertanejo com base em vaneiras, chamamés, rancheiras, xotes, polcas, guarânias e rasqueados. Por onde toca conquista inúmeros fãs de 8 a 80 que apreciam a sua música pelos bailes da capital morena, nomeada agora, segundo os críticos como a mais nova capital da música sertaneja.

Vive atualmente o glamour de seu mais novo trabalho intitulado “Roaldo Alexandre – Nova Conquista” produzido pela gravadora Gravodisc de São Paulo, com muito esforço e graças ao apoio de admiradores, entre eles,  seu padrinho Fernando Corrêa e sua madrinha Cleonice. Este novo CD é contemplado com 15 músicas, das quais 8 são de sua autoria. O CD ainda rememora ícones do chamamé como Tránsito Cocomarola, Zé Correia, Dino Rocha, entre outros.

Os sonhos de Roaldo são os sonhos de um pequeno garoto na sua liberdade de expressão, na sua autêntica agora adolescência. Diariamente segue para a escola por uma Kombi escolar. Na escola rural onde estuda, reage na mais pura simplicidade, é um excelente aluno, segundo seus professores. Mantém notas sempre acima da média e possui outros dotes como a prática de futebol e ainda relata de seu interesse pelo cinema e teatro. Argumenta que gostaria de tocar com músicos de renome nacional como as grandes duplas sertanejas. Há tempos, ensaia um encontro com Zezé di Camargo.

Questionado sobre sua escolha musical afirma com convicção de que sempre defenderá a bandeira do chamamé, e para tanto conta muito com o apoio de sua mãe Jovelina que o acompanha nas apresentações com voz e violão e também não abre mão do músico Thiago Andrade da Silva Costa que há muitos anos está ao seu lado tocando violão.

Roaldo Alexandre fala em possuir um estúdio musical e de trabalhar com locação de som para outros músicos e enquanto a música o molda cada vez mais, continua na expectativa de disseminar o seu gosto musical para todos os estados do Brasil e quem sabe um dia brilhar nos palcos gigantescos do sertanejo, o estilo musical mais ouvido no país.

O garoto prodígio também pode ser acompanhado nas redes sociais como o Facebook e Instagran e também é possível encontrar vídeos em canais do Youtube.

Texto de Alcemir Martins Corrêa.

Galeria de Imagens

Comentários