Você está ouvindo: Radio WEB Chamamé MS

Catalino Arguelho

Catalino Arguelho

Nasceu na cidade de Pilar/Paraguay em 24 de março de 1941, filho de Saturnino Arguello Medina e de Guillermina Vargas. Desde pequeno já sentia uma grande inclinação para a música. Seu pai adquiriu um equipamento de som para cantar os resultados dos sorteios de loteria, também comprou alguns discos para fundo musical durante os sorteios. Catalino sempre estava na companhia do pai nos sorteios e, de tanto ouvir uma das músicas que seu pai usava de fundo musical, a polca Valleí  aprendeu a tocá-la de ouvido; com apenas 10 anos de idade era um autodidata. Com o passar do tempo começou a animar festas, bailes, circos e eventos juntamente com seu pai em Pilar. Seus primeros maestros foram: Marcos Torres, Marcos Acuña e Alfonso Ayala.

Mudou-se para a capital do país, Assunção, onde integrou o Grupo de Rody Segovia e realizaram grandes turnês pelo Brasil, Bolivia e Argentina. Depois de um tempo retornou a Pilar, sua terra natal onde participou da orquestra do maestro Marcos Torres e Alfonso Ayala, juntamente com a orquestra realizaram grandes apresentações em Assunção e posteriormente na Argentina. Mudou-se para Assunção e integrou a orquesta de Rodrigo Benítez da  cidade de Luque. Catalino também foi aluno do grande maestro Cesar Medina.

Ainda em  Assunção,  participu do Conjunto Folklórico Tricolor com o Duo Espinola Marín e do conjunto de Bernardo Ávalos e seu Quarteto Panambi Rory (Borboleta Alegre), com os quais produziu diversos discos.

Em Buenos Aires com o Dúo Riveros - Domínguez & Riveros Velásquez também participou de várias gravações. O maestro Catalino era muito solicitado para participar de gravações com grandes nomes da música paraguaia, devido ao seu grande prestígio.

Com Mirian & Eduardo gravou seis discos, incluindo polcas e chamamés. Apresentaram-se no Paraguai, Argentina, Brasil, Estados Unidos dentre outros países latinoamericanos. Também teve a grande oportunidade de apresentar-se na Espanha com o renomado Trio Los Tres Soles. Teve o previlégio de gravar com o grande maestro Oscar Nelson Safuan, criador do ritmo AVANZADA (1). Participou de gravações com o maestro Lobito Martinez nos CDS do ABC COLOR e acompanhou o grupo Generacion  De Villarrica E Rigoberto Arevalos & Su Trio  De Siempre.

 Há 8 anos forma dupla com a cantora NOEMI OVIEDO que graças a sua vóz complementa o grande maestro Catalino Arguelho. A dupla se apresenta por todo o país e também no: Brasil, Argentina, Chile, Uruguay, Bolivia e Estados Unidos. Nos últimos 5 anos, Catalino e Noemi, tem se apresentado constantemente em Campo Grande/MS em eventos produzidos pelo radialista Orivaldo Mengual, produtor e apresentador do programa “A Hora do Chamamé”, e assim representando dignamente a música paraguaia. Participou do Festival América do Sul em Corumbá. Catalino Arguelho & Noemi Oviedo gravaram um CD juntamente com JUAN CARLOS OVIEDO Y LOS HERMANO ACUÑA, com uma mescla de chamamé e polcas paraguaias.

Em entrevista a Orivaldo Mengual, Catalino & Noemi informaram que estão gravando  mais 2 CDs e que será lançado em janeiro de 2011, o cd terá grandes clássicos da música paraguaia como: Josefina, Alma Guarani, Virgínia, Che Pochi Ma Nendive e Che Pyhare Mombyry.

 

 

[1]  ritmo de polca mais moderna e estilizada

Galeria de Imagens

Galeria de Vídeos

Comentários