Você está ouvindo: Radio WEB Chamamé MS

Don Juan Ramón González

Don Juan Ramón González

Bandoneonista, professor de teoria elemental e solfejo, um dos maiores divulgadores da música paraguaia. Nasceu em 14 de janeiro de 1969, na cidade de Guarambaré.

Começou sua carreira musical ainda muito jovem. Foi seu pai que ensinou a tocar o acórdeon, e o presenteou com um velho bandoneón. Com o professor Nicolas Yaratí, aprendeu a tocar o instrumento e com os professores Miguel La Farja, Cirilo Fretes Franco e Carlos Bordon se profissionalizou.

Em 1995, com o intuito de aprofundar seus estudos, estudou na “Escola de Autores Associados” - A.P.A, se formando e recebendo o título de professor Elemental de Teoria e Solfejo.

Juan Ramón Gozález começou sua carreira tocando em eventos noturnos, em festas, em comemorações do Colégio Nacional da Comunidade. Participou de várias serenatas com Nocolás Yarayí e Duo Mongelós Torales.

Durante os anos de 1990-1993, integrou a Orquestra de Artilharia da cidade de Paraguarí, sob a direção do professor Hermenegildo Barrientos, participou da Orquestra Típica de Gilberto Sanabria, do grupo “Los Cinco Paraguayos”, com Félix de Yparacarí, Arsenio Jará e Alejo Pérez, e ainda fez parte do Conjunto de Alberto de Luque & Amigos com Dionísio Villamaior e Carlos Augustín, entre outros.

Gravou com grandes solistas da música paraguaia, como as cantoras Bety Figueredo, Amambay Cardozo Ocampo, Glória Del Paraguay e Luz Aurora.

Desde 1985, passou a integrar a Orquestra de Takuare’e, e em 1999 se torna diretor.

Em 1998, cria o Trio “Los Nobles”, onde é integrante e diretor, o trio é formado por Julio Barrios Maldonado e Carlos Mora, com eles gravou vários discos, clássicos da música paraguaia.

Don Juan Ramón Gonzáles, em companhia de Domingo Fernadéz, realizou uma turnê por São Paulo/Brasil, durante nove meses. Suas apresentações foram um sucesso, com record de público.

Apresentou-se ainda, em Campo Grande/MS, na “1ª Noite da Polca, da Guarânia e do Chamamé”, em 12 de março de 2004 na Associação Murtinhense a convite do radialista Orivaldo Mengual, produtor e apresentador de um dos programas de rádio mais consagrado de Mato Grosso do Sul, “A Hora do Chamamé”.

O bandoneonista Juan Ramón González, juntamente com Los Nobles e a cantora paraguaia Lilian Romero, estarão se apresentando em Campo Grande, no próximo mês de abril - dias 02 e 03, na Colônia Paraguaia de Campo Grande.

 

Comentários