Você está ouvindo: Radio WEB Chamamé MS

Marcelo Loureiro

Marcelo Loureiro

Por influência do seu avô materno, começou a tocar violão aos 12 anos de idade como autodidata, pois só aos 13 anos deu início aos seus estudos de violão com o professor Djalma Alves Corrêa, que percebeu seu talento ao se diferenciar dos outros alunos no estilo e tirando as músicas de ouvido.

Em 1996, mudou-se para Campo Grande para estudar e começou a se aperfeiçoar na técnica do violão. Teve aulas de teoria musical com o professor José Maciel, solista da orquestra de violões de Campo Grande.

Em 1997 foi assíduo às aulas de violão clássico, popular, erudito e flamenco com o professor Cristiano Kotlinski. Nesse mesmo ano, foi para o Rio de Janeiro e participou de um workshop com o professor do conservatório de música do estado do Rio de Janeiro, Wagner Meireles.

Participou, no ano seguinte, de um Workshop de técnica violonística flamenca com o músico e professor Fernando de La Rua e também do VI Seminário de violão do conservatório musical Souza Lima, sob coordenação de Henrique Pinto - Master Class com Henrique Pinto, Everton Gloeder, Roberto Capocchi e Luiz Cláudio Ferreira.

Entre outras participações em eventos, fez uma apresentação no Festival Del Chamamé em Corrientes, na Argentina.

O ano de 1998 marcou a sua vida. Foi quando descobriu um câncer e começou o tratamento que duraria dois anos. Apesar de diminuir o comparecimento a acontecimentos musicais, não parou de tocar, pois a música funcionava como uma terapia para ajudar a superar o grave problema de saúde.

Procurou adequar os seus compromissos com as sessões de quimioterapia. Assim, em 1999, tocou com a violeira Helena Meireles na comemoração dos cinco anos da TVE de Mato Grosso do Sul, participou do show regional na 39ª Feira dos Estados em Brasília – DF, do circuito cultural Banco do Brasil e do projeto Temporadas Populares, do governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

No ano de 2000, apesar de ainda estar em tratamento contra o câncer, participou do álbum “Pantanal 2000” com a música Mercedita, do I Encuentro Internacional Zicosur Musical, na cidade de Antofogasta – Chile, do Projeto Balaio Brasil do SESC – São Paulo e do quadro “Me leva Brasil” do Fantástico, da Rede Globo.

Galeria de Vídeos

Comentários