Você está ouvindo: Radio WEB Chamamé MS

Adail Nino & Nara Laydy, Campo Grande/MS, Brasil - serão atração do 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul - Integração: Brasil, Paraguay e Argentina.

Adail Nino & Nara Laydy, Campo Grande/MS, Brasil - serão atração do 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul - Integração: Brasil, Paraguay e Argentina.

👥Orivaldo Mengual 🕔30/03/2018 às 01:40:11

Adail Nino & Nara Laydy

Adail Rodrigues (Nino) nasceu no dia 13 de dezembro de 1.947 na cidade de Ponta Porá MS. Iniciou sua carreira musical aos 6 anos. Com essa idade o menino já cantava e tocava violão. Adail morava perto de uma escola pública e quase todos os dias no horário de entrada e saída dos alunos ele estava tocando seu violão e cantando. As crianças que passavam por ali paravam na porta de sua casa para o ouvirem, assintirem e ao final de cada apresentação o aplaudiam  e como recompensa, o pequeno Adail  ganhava balas e doces dos seus pequenos espectadores.

Adail foi criado numa família de músicos e recebeu como herança o gosto pela música e pelo violão.  Sua primeira nota musical aprendeu com o tio, com a mãe que cantava e tocava violão e  com o pai  que fabricava e tocava violino.

De 1976 a 1979 formou dupla com Tesouro; a famosa dupla Adail & Tesouro.

Em 1979 mudou-se para Três Lagoas e formou a dupla com Ado; juntos atuaram por vários estados do Brasil. Em uma de suas viagens a Londrina conheceu Praense, tornando amigo do renomado compositor. 

Em 1971, a convite Tesouro retorna a Campo Grande e recomeçam a dupla Adail & Tesouro. Com muita luta conseguem gravar o 1ª LP com o título de “Ziguezagueando por Mato Grosso”,  música que por 12 anos  foi prefixo de abertura e encerramento do programa Hora do Fazendeiro. Desse LP os desques foram:   Pé de Ipê, O ciúme e O Desesperado.

Em 1971 gravou o 2ª LP a convite da gravadora. Trabalho que teve  a participação do precursor do chamamé em Mato Grosso do Sul, o saudoso Zé Correa. A música de sucesso desse disco foi a “Pedrinha Verde”, composição do  Praense / Mexicano. Também nesse disco onde Zé Corrêa participou foi gravado a música Laurinha composta pelo acordeonista para sua filha.  A dupla gravarou ainda mais 2 discos em outras gravadoras mais não ouve divulgação. Em seguida houve a separação da dupla.

Adail Nino ainda atuou nos bastidores de gravadoras, sendo Diretor do Depto. Artístico da Gravadora RDG em São Paulo, roduzindo proximadamente  200 discos.  Dntre eles, destaque para Peão Carreiro e Praense / André e Andrade, Os Filhos de Goiás e muitos outros.

Em 1986 Adail retorna a Campo Grande, onde decidi abandonar sua carreira de músical por falta de incentivo. Com a insistência do amigo e ex-parceiro e aigo Addo, Adail resolve voltar a cantar e tocar, se inspirando nas palavras  do companheiro dita numa certa ocasião: “... O dom de cantar foi dado por Deus... e só ele poderá nos tirar...” Com essa frase Addo conseguiu tocar a fundo no coração do músico e reacendeu  e estimulando sua volta a música.

Há doze anos forma dupla com sua amiga de infância, Helena Francisca Custódia, a Nara Laydy, hoje sua esposa.  Adail Nino & Nara Laydy gravaram 03 CDs e tiverão participação especial na gravação em 05 Dvd’s e 02 Cds de duplas de amigos.

Em 2.014 participara do Festival de Chamamé de Puerto Tiról/Argentina com uma versão para a letra da música Puerto Tiról. Com essa adaptação receberam um troféu, sendo o primeiro Sul Mato-grossenses a trazer esse prêmio. Hoje exposta no acervo da Casa da Cultura de Puerto Tirol.

Em 2017 a dupla participou do “Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul – Integração: Brasil, Paraguay e Argentina”. Evento realizado em Campo Grande de 15 a 17 de setembro/2018 pelo Programa A Hora do Chamamé e pelo Instituto Cultural Chamamé MS.

Nara Laydy nasceu na cidade de Jaraguarí em Mato Grosso do Sul, em 18 de agosto de 1948, iniciou sua carreira artística desde criança com seu irmão João dos Santos, com quem fez dupla. Os irmãos se apresentaram por muitos anos juntos, só não conseguiram gravar nenhum disco. 

Mais História, vídeos e curiosidade da dula na página do Facebook:

Adail Rodrigues - Helena Silva (Grupo Amigos de Adail Nino e Nara Laydy)

Telefones para Contato:  99242-5582 - WhatsApp  / 99115-5992 - WhatsApp  /  99914-5992

 

 

 

Comentários