Você está ouvindo: Radio WEB Chamamé MS

Dom Ramón Sanfoneiro também será uma das atrações do 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul - Integração: Brasil, Paraguay e Argentina.

Dom Ramón Sanfoneiro também será uma das atrações do 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul - Integração: Brasil, Paraguay e Argentina.

👥Orivaldo Mengual 🕔17/06/2018 às 10:53:52

Dom Ramon é um acordeonista nascido em Amambai, mas desde menino vive em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul. Aprendeu a tocar acordeon aos 12 anos de idade com os pais – o pai era acordeonista e a mãe tocava violão e cantava. Com 13 anos já tocava nas festas da igreja.

Chamamezeiro  Dom Ramon é compositor e vive da música. Integra o conjunto formado por  Roaldo Oliveira e Rafael Gonçalves Serra, e viaja por todo o Mato Grosso do Sul e também para outros estados fazendo shows. Queixa-se pelo fato de ter que incluir em seu repertório outros estilos musicais mais afeitos à linha comercial, pois ao escolher viver da música tem de atender ao grande público. No entanto, Dom Ramon faz questão de não deixar as raízes de sua cultura e insiste em incluir nos CDs e nos shows que faz, o chamamé como gênero predominante.

Em decorrência dessa paixão pelo chamamé e pelo excelente acordeonista que é, o músico teve seu talento reconhecido pelos canais de comunicação e por produtores da grande mídia. Participou de “Dois Filhos de Francisco”- filme que narra a história de vida da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano viajando por 22 dias com a produção do filme pelo estado de Goiás e outros estados brasileiros. Contracenou com o ator Jackson Antunes e participou de quase todas as músicas da trilha sonora do filme como sanfoneiro.

O artista conta que depois de ter participado do filme, as portas da mídia se abriram para ele. O que antes era difícil de conseguir como marcar participação em programas de rádio e tv , hoje se tornou mais fácil. Ao ficarem sabendo de sua história e de sua participação no filme, todos o querem ter como convidado em seus programas.

A carreira do músico inclui além de muitos shows, a gravação de 5 CDs, 1 DVD e participação em gravação de CDs de artistas regionais de renome como Dino Rocha e Maciel Correa. Dom Ramon féis parte do grupo alma serrana. E já viajou com o grupo tradição.

Entretanto, mais importante que isso, é a consciência que o músico tem sobre a cultura musical do estado e da responsabilidade do céu trabalho como sanfoneiro. E continua a sua carreira junto com o seu filho roaldo oliveira para todo o Brasil.

Comentários